7 Razões que podem estar causando Alergias em seu cachorro


As alergias são um problema comum para os proprietários de cães, pois podem causar prurido, infecções de ouvido, dermatite e muito mais. Os proprietários geralmente colocam a culpa na comida, no entanto o verdadeiro motivo pode estar dentro de sua casa.

Conhceça aqui como preparar ALIMENTAÇAÕ NATURAL PARA SEUS PETS !

O que pode causar alergia na pele do cachorro?


As alergias caninas podem ser desde picadas de parasitas como pulgas ou até uma reação do organismo à ração ingerida.

Entretanto, distúrbios alimentares não são tão comuns quanto as empresas de alimentos pets querem que você acredite. De fato, a maioria das coceiras, infecções de pele e ouvido são causadas por coisas encontradas no ambiente familiar, como ácaros, poeira, fumaças de automóveis (sim, isso mesmo que você ouviu).



Como saber se o cachorro está com alergia?


Os sintomas mais comuns são queda de pelos, feridas, inflamação, vermelhidão e coceira intensa. Geralmente, o local mais afetado é a cauda do animal.


Identifique as causas das alergias

Se você tem um cão alérgico tente reduzir possíveis causas em sua casa antes de mudar a marca da ração.


Conheça agora 7 fatores que podem estar causando alergia em seus cachorros:


1. Ácaros

Os ácaros são grandes responsáveis por dematites alérgicas em cães. Podem causar vermelhidão, coceira, bem como queda de pelos.

Os ácaros podem ser encontrados em móveis, travesseiros, tapetes, cortinas e brinquedos de pelúcia.

A melhor maneira de se livrar dessas pragas microscópicas é aspirar sua casa com frequência, passar pano úmido nos movéis e assoalho, além de lavar roupas de cama, travesseiros e brinquedos semanalmente.


2. Mofo

O Mofo também pode desencadear alergias em cães. Os sintomas de uma reação ao mofo podem incluir problemas respiratórios, corrimento nasal, coceira, problemas gastrointestinais e neurológicos.

Para garantir que seu animal de estimação não tenha contato com o mofo, é fundamental manter as áreas úmidas como banheiro e a lavanderia, limpas e secas. Caso não seja possível, mantenha-o fora dessas áreas

aprenda a adestrar seu pastor alemao



3. Plantas

Plantas e flores também possuem o potencial de causar alergias, pois podem causar manchas vermelhas na pele, erupções cutãneas, espirros e corrimento ocular.

Algumas plantas produzem pólen, assim podem causar dermatite de contato.


4. Cigarro

O cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos que com certeza afeta os cães. Podem ocasionar várias problemas aos animais como:

  • doenças respiratórias
  • problemas oculares
  • câncer de pulmão
  • doenças cardíacas
  • bem com outros problemas de saúde, como ocorre nas pessoas

5. Produtos de Limpeza Domésticos

Os cães estão constantemente em contato com o chão e outras superfícies da casa que são rotineiramente limpas com produtos químicos. Suas patas são como esponjas que coletam qualquer substancio química o que são expostas enquanto caminham ao longo do dia e depois lambem.


Detergentes para máquinas de lavar, xampus para carpetes, sabonetes e até cloro do piscina podem ser um gatilho paro cães sensíveis.


Patas com coceira,  dermatite, erupções cutâneas, infecções de ouvido podem ser resultado de produtos químicos domésticos. Portanto, se você tem um animal de estimação alérgico tente produtos naturais, orgânicos e sem perfume.



6. Caminha de cachorro

Por mais bizarro que pareça, a caminha do seu pet pode estar contribuindo para as alergias. O enchimento e o tecido de algumas camas são tratados com produtos químicos que afetam sua saúde.

Se você acha que a caminha pode ser o problema, tente lavá-la toda semana em água quente para ver se isso ajuda.

Caso contrário substitua por uma cama 100% algodão ou hipoalergénico.

7. Outros animais de estimação

Assim como os pessoas, os cães também podem desenvolver alergias a outros animais da casa, pois podem ser sensíveis ao pelo do outro.

Felizmente, alergias a outros animais são extremamente raros, por isso é mais provável que o alergia do seu cão seja causada por um produto de limpeza ou ácaro, do que pelo novo gatinho.



Como tratar alergias em câes

Em primeiro lugar, leve seu amiguinho ao veterinário, pois sua análise vai ser de suma importância para diagnosticar as causas e tratamento.

O profissional pode receitar shampoos e alimentação específicas, assim como identificar causas e gatilhos que desencadeiam as reações alergicas.


Muitas vezes o problema não tem uma cura definitica mas pode ser tratada e controlada para que o cachorro tenha uma vida normal e saudável.

Esperamos que esse artigo o ajude a encontrar a razão da alergia do seu cão. Segundo os veterinários, uma das razões pelos quais os cães têm alergias ambientais é devido a uma sensibilidade cutânea anormal que permite que alérgenos e outros princípios sejam absorvidos pelo sistema imunológico do animal.

Ao manter o pele o mais saudável possível através de dieta e suplementos, conversando com seu veterinário e removendo o maior número possível de alérgenos do ambiente, você pode ajudar a reduzir esse problema do seu bichinho.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais