As Melhores Raças para Apartamento… e as piores
De uns anos pra cá, viver em apartamentos está se tornando uma tendência cada vez maior entre as famílias, sobretudo pela segurança e atrativos que muitos condomínios oferecem. Qualquer que seja a razão, aqueles que amam seus cachorros não conseguem ficar longe deles, sendo assim vamos conhecer as raças de cachorro ideais para apartamentos…e as piores também.
Antes de mais nada, pense bem ao adotar um cãozinho. Apesar do amor que carregamos pelo animal, se você vai morar em um apartamento ou um local com pouco espaço, é fundamental escolher uma raça que vai se adaptar ao ambiente.
Cães ideais para apartamentos são aqueles com baixo nível de energia. Afinal eles não precisam de muito espaço para correr o dia todo.
Muitos não se acostumam com a falta de espaço e passam a manifestar problemas psicológicos como hiperatividade, agressividade ou estresse.
Tais distúrbios podem fazer o animal adoecer ou fazer barulho em excesso, eventualmente criando problemas com a vizinhança.
AS RAÇAS DE CÃES MAIS APEGADAS AO DONO
Certamente que para adotar um cachorro grande como um husky ou um pastor alemão, você vai precisar de uma área de lazer grande o suficiente para ele se movimentar, muitos condomínios oferecem tais espaços.
Graças ao nosso bom deus, há várias raças de cachorro que convivem numa boa com pouco espaço, não precisam de passeios frequentes e de modo geral são de tamanho pequeno. Basta somente um pouco de carinho para suprir a falta de espaço.
1 – Bichon Frise
Antes de mais nada um cachorro absolutamente charmoso e que não causa alergia. Os Bichons aprendem rapidamente e amam toda família.
Pesando cerca de 7 quilos, este é um companheiro divertido, ao mesmo tempo que não ocupa muito espaço no sofá.
2 – Bulldog francês
Esta raça disparou recentemente em popularidade recentemente, mas eram muito populares em Paris do século 18.
Uma caminhada rápida por dia irá mantê-los em forma o suficiente para sua saúde, e eles raramente latem (uma grande vantagem para os vizinhos).
3 – Greyhound ou Galgo
Você não pensaria que um dos cães mais rápidos do mundo se adaptaria a residências de três cômodos, mas esses velocistas realmente gostam de descansar a maior parte do dia.
Leve-os ao parque para uma boa sessão de exercícios e depois você terá um companheiro sonolento enquanto assiste a suas novelas.
governo do RS proíbe corridas de cachorros galgos
4 – Pug
Um pouco travessos, mas totalmente amorosos, os pugs facilitam as coisas para moradores de apartamentos com sua natureza caseira.
Tome cuidado pois são sensíveis a altas temperaturas e mantenha as guloseimas longe desse sujeito – o amor dos pugs pela comida os tornam propensos à obesidade.
5 – Cavalier King Charles Spaniel
Esses parecem de desenho animado. Adoram gastar as energias passeando na vizinhança para em seguida, se aconchegar no colo do dono.
Pesando de 5 a 8 quilos, até mesmo um quarto minúsculo pode ser suficiente para seu sono da beleza.
6 – Buldogue
Apesar de sua aparência musculosa os buldogues desenvolveram uma reputação de dorminhocos preguiçosos.
Caminhadas rápidas devem resolver o problema quando se trata de exercícios.
Você apreciará sua atitude amigável e leal. Cidades com climas quentes não são o melhor lar para seus focinhos curtos.
7 – Havanês
Assim como seus ancestrais que viviam na capital cubana, os cães havaneses se destacam nos centros urbanos.
Este é o seu novo melhor amigo, se você quiser um cachorrinho extrovertido e alegre.
8 – Shih Tzu
Uma das raças mais queridas atualmente, a princípio foram criados para viver dentro de palácios chineses, ao lado de reis e imperadores.
Hoje permanecem ao lado de suas rainhas ou donas em seus lares
Shih Tzus amam incondicionalmente seus lares, e são especialmente carinhosos com crianças e outros cães.
9 – Boston Terrier
Se você está procurando por um cachorro com pelo curto, esta é a opção.
Apelidado de “o cavalheiro americano”, o Boston terrier merece seu apelido. Esta pequena raça é viva e divertida,assim como compacta e ansiosa para agradar.
10 – Biewer Terrier
Sem dúvida, uma das melhores raças para seu apartamento.
O Biewer Terrier tem sua origem nos anos 80, mas já estabeleceu uma reputação por seu temperamento mais suave e comportamento silencioso.
Extremamente leve você pode facilmente pegá-lo com uma mão só.
11 – Maltês
Não confundir com o Havanês, este cão todo branco pode pesar metade do tamanho e é proveniente da região central do Mar Mediterrâneo, mais associado a ilha de Malta.
São companheiros que exalam um charme lúdico.
12 – Spitz Alemão
Devoção é o segundo nome da raça. A aparência de raposa vai conquistá-lo facilmente, entretanto há um problema.
Eles podem desenvolver uma tendência a latir para estranhos se você não tomar cuidado.
PIORES RAÇAS PEQUENAS PARA APARTAMENTOS
Assim como temos as melhores opções, também é importante falar das piores raças para apartamentos , que devem ser evitadas a todo custo.
Não vamos mencionar aqui os cachorros de grande porte, que na grande maioria não são recomendáveis.
Muitos se enganam achando que basta escolher um cachorro pequeno que vai se adaptar ao ambiente.
As raças que devem ser evitadas geralmente são animais que apesar do pouco tamanho possuem muita energia e precisam gastá-la com atividades.
Jack Russel Terrier
Esse pequeno arteiro parece que não precisa de muito espaço mas na verdade a raça foi desenvolvida para ajudar na caça e manteve esse instinto até os dias de hoje.
Normalmente tem comportamento hiperativo e teimoso. Pode apresentar problemas de comportamento se ficar confinado.
Dachshund
Esse é outro aventureiro que apesar de suas pernas curtas também era muito usado por caçadores para localizar presas em suas tocas e buracos.
Aliás tem a característica de sair cavando poraí, portanto se não quer suas paredes e sofás arranhados fique longe desse carinha.
Beagle
Com toda aquela fofurice o beagle também não combina com sua kitnet. Por conta de seu potente olfato ele era companheiro fiel em caçadas de lordes ingleses.
Ainda mais, costuma latir bastante quando esta entediado.
Chihuahua
As pernas trêmulas de um Chihuahua não exigem exercícios frequentes, mas esta raça falha no teste do apartamento devido ao seu latido insistente e propensão a fazer suas necessidades dentro de casa.