Pastor Alemão idoso: aprenda como melhorar sua qualidade de vida

Embora seu Pastor Alemão possa estar envelhecendo, isso não significa que ele não possa ainda viver uma vida plena e feliz. Assim como os humanos, os cães começam a desenvolver problemas de saúde que podem afetar sua qualidade de vida com o passar dos anos.

Felizmente, com os cuidados certos você pode ajudar a prolongar sua vida e torná-lo mais saudável e feliz. A seguir uma relação do que precisa  saber sobre como cuidar dos pastores alemães mais velhos:

Meu cachorro está idoso? Como identificar se o seu cão já está velhinho

Os cães vivem em média de 12 a 14 anos e sua velhice se dá início por volta dos 7 ou 8 anos.

O dono perceberá que seu companheiro alegre e divertido começa a dormir mais e brincar menos. 


Comecará a ficar mais para trás nas caminhadas e surgirão pelos brancos, principalmente ao redor dos olhos e focinho.

Dieta adequada para um Pastor Alemão mais velho

A maioria das pessoas se concentra em comprar alimentos especiais para seus filhotes, que fornecem os nutrientes de que precisam para estimular um desenvolvimento saudável. 


O que você pode não perceber, entretanto, é que seu cão também precisa de comida especial quando envelhecer.

Os cães mais velhos não são apenas mais propensos a ganhar peso, o que significa que precisam de uma alternativa de baixa caloria, mas também devem receber alimentos ricos em nutrientes que ajudam a manter um corpo ágil e ativo.

Uma das principais alterações da nutrição é, sem dúvidas, a adição de mais proteínas de alta qualidade e digestibilidade. Animais idosos tendem a perder massa muscular e este nutriente auxilia na manutenção dos músculos.

 

A ingestão de fibras também deve ser incentivada, para manter a motilidade do sistema gastrointestinal e evitar problemas nestes órgãos. 

 

Procure marcas que usem apenas ingredientes naturais, pois os cães mais velhos se tornarão mais sensíveis a comida.

como cuidar cachorro idoso
COMO CUIDAR DO SEU CÃO IDOSO

Vitaminas para cachorro idoso

A ração apropriada talvez não consiga repor todas as necessidades que seu cão velhinho esteja precisando. Consulte seu veterinário, e caso necessário, reponha nutrientes vitais através de vitaminas:

  • Vitamina A : indicadas para auxiliar na visão;
  • Vitaminas complexo B : auxiliam no metabolismo canino;
  • Vitamina D: importante na absorção do cálcio e na manutenção da musculatura do cachorro;
  • Vitamina E : previne problemas articulares; 

Mas acima de tudo, consulte um veterinário, somente ele pode prescrever alguma suplementação.

Mantenha uma rotina de exercícios para seu animal idoso

Certamente seu cão está começando a envelhecer quando eles começam a desacelerar. 

Se eles estão começando a passar mais tempo dormindo e menos tempo em movimento, isso não significa que você deva apenas deixá-los dormir em suas camas dia e noite. Um cão em movimento tende a permanecer em movimento.


Mesmo que você precise diminuir a intensidade ou a quantidade, ele ainda deve se exercitar.

Caminhadas retardam o envelhecimento canino

Assim como os humanos, a falta de atividade física aceleram o processo de envelhecimento.

 

Ainda que não esteja mais interessado em correr e pular como antes, fazer boas caminhadas será ótimo para o seu cão. Levá-lo para passear em um terreno liso que não force suas articulações é super recomendado.

 

Se tudo que ele faz é deitar o dia todo, isso pode ser muito pior para as articulações do que se você o colocar na coleira e o levar para passear. 

Natação para cães idosos: uma ótima alternativa

Outra maneira de exercitar animal mais velho é levá-lo a algum lugar onde ele possa nadar. Assim como a natação é recomendada para humanos que precisam de uma atividade de baixo impacto, também podem ajudar seu cão a esticar as pernas, sem forçar desnecessariamente partes do corpo que já podem estar sofrendo.

cachorro-idoso-fazendo-natacao

Leve seu velhinho ao veterinário regularmente

O pastor idoso provavelmente precisará ver o veterinário com mais frequência do que quando era mais jovem.

 

Seu veterinário poderá diagnosticar problemas que podem estar começando a se desenvolver, como problemas nas articulações, ou ajudá-lo a lidar com enfermidades mais sérias, como renais e hepática.

 

Essa também é uma boa maneira de ter certeza de que você está alimentando seu cão com a comida certa e que ele está fazendo exercícios adequados.

Em algum ponto, você simplesmente terá que aceitar que seu cão está envelhecendo e acabará morrendo. Muitos proprietários terão seus pastores alemães como filhotes novos e terão cuidado deles por toda a vida.

Acessórios para suporte e locomoção

Quem é dono de um cachorro de grande ou até pequeno porte, sabe da dificuldade que eles tem de levantar quando chega uma certa idade.

O animal passa a ter limitações por conta das dores causadas por artrites ou reumatismos e quando o dono tenta ajudar o animal, não é incomum que ele reaja com agressividade, devido a dor que esta sentindo.

Felizmente hoje em dia o mercado de pets esta bastante abrangente e diversificado, estando a disposição várias opções para amenizar o sofrimento do seu cão.

suporte para levantar e apoio

Estes acessórios envolvem o corpo do animal e permitem levantá-lo do chão sem que ela sinta dor ou ataque seu dono. 

 

Existem diversas variações disponíveis no mercado a fim de se adequar a necessidade de cada um.

 

Veja esses três modelos

colete para levantar cachorro parte dianteira
Clique na imagem para conhecer

Este colete é apropriado para animais que tem dificuldade em ambas as pernas, sendo necessário ajudar na parte traseira e dianteira.

 

Também é útil para colocar o cão dentro do carro ou numa mesa de veterinário, por exemplo.

Já o modelo abaixo é para casos menos graves onde o cão precisa somente de um apoio para se levantar ou manter-se em pé.

peitoral que ajuda cachorro com dificuldade de locomoção
Clique na imagem para conhecer

O terceiro modelo é um sucesso entre os donos de cachorros.

 

Isso se deve pelo seu baixo preço ou pela simplicidade e facilidade de uso.

 

Após vestir o suporte no animal você pode ajudá-lo a levantar assim com sustentar sua parte traseira em um passeio de caminhada.

alça de apoio para cachorro com displasia
Clique na imagem para conhecer

Com a perca gradativa da mobilidade os cães passam a ter dificuldades para levantar em pisos mais escorregadios, como de cerâmica ou madeira.

Esses adesivos para as patas fornecem a tração necessária para os cães em pisos lisos. São ideais para cães idosos, com displasia e artrite.

encontre adesivos para patas aqui !

cadeira de rodas

pastor alemao com displasia usando cadeira de rodas

 

Nenhum dono deseja que seu animal tenha que usar uma, mas por conta das dificuldades de locomoção que afeta muitos cães da raça (Displasia Coxofemural, por exemplo),o uso de uma cadeira de rodas pode se tornar uma necessidade.

 

Está cada vez mais comum ver animais nas ruas com suas cadeirinhas passeando com seus donos, visto que como já foi falado antes, o mercado abriu os olhos para as necessidades caninas e os produtos para animais estão cada vez mais acessíveis.

Carinho acima de tudo

Se o seu cão está chegando à terceira idade, isso significa que ele foi seu companheiro durante grande parte da sua vida. Portanto será o momento de dedicar muito carinho, amor e compreensão ao pet que te acompanhou por muitos anos.

Paciência acima de tudo, ele não será mais o cachorro alegre e divertido de antes, mas com certeza carregará o amor e a satisfação de passar seu últimos momentos ao lado de quem sempre o amou !

2 comentários em “como cuidar de um Pastor Alemão idoso”

  1. Tenho uma pastor , já está 9 anos. Gostaria de saber o nome de um complexo vitaminico para dar a ela. Ela já está andando devagar, e como é castrada, está ficando meio obesa. Qual a alimentação correta tbm. Obrigado

    1. Para ajudá-la a manter sua vitalidade e saúde, você pode considerar um complexo vitamínico específico para cães idosos de grande porte. No seu caso recomendo o suplemento Condrix Dog que pode ser encontrado por aqui https://amzn.to/3J7y88Y.

      Mas lembre-se que a consulta com um veterinario é sempre primordial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais