Problemas de saúde mais comuns do pastor alemão
Os pastores alemães geralmente são cães saudáveis, mas como todas as raças estão sujeitos a certas condições de saúde.
Nem todos terão alguma ou todas essas doenças, mas é importante conhecer as enfermidades que podem acometer seu animal.
Displasia do quadril
A displasia do quadril é uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa perfeitamente na cavidade pélvica da articulação do quadril.
Pode surgir com ou sem sinais clínicos. Alguns cães apresentam dor e claudicação em uma ou nas duas patas traseiras. Conforme o cão envelhece, a artrite pode se desenvolver.
Devido ao caráter hereditário, os cães portadores de displasia não devem reproduzir, devendo ser esterelizados quando possível.
Torção Gástrica
A torção ocorre quando o estômago é distendido com gás ou ar e depois se torce. O cão não consegue arrotar ou vomitar para se livrar do excesso de ar no estômago, e o retorno normal do sangue ao coração é impedido.
É importante levar seu cão ao veterinário o mais rápido possível.
Displasia do cotovelo
Esta é uma condição hereditária comum em cães de raças grandes. Acredita-se que seja causado por diferentes taxas de crescimento dos três ossos que constituem o cotovelo do cão, causando frouxidão articular e dores.
Seu veterinário pode recomendar cirurgia para corrigir o problema ou medicação para controlar a dor.
Mielopatia degenerativa
A mielopatia degenerativa é uma doença progressiva da medula espinhal, especificamente a parte da medula que comunica informações ao cérebro sobre as patas traseiras.
Os cães agem como se não soubessem onde estão suas patas traseiras e não podem movê-las corretamente.
A doença progride a tal ponto que o cão não consegue andar. Na maioria das vezes, não há tratamento e o animal é sacrificado. No entanto, em alguns casos, a condição está relacionada à falta de vitamina 12 ou vitamina E. Se for esse o caso, os suplementos vitamínicos podem estabilizar a condição.
Insuficiência pancreática exócrina
É uma doença genética do pâncreas na qual as células que produzem enzimas digestivas são destruídas. Como resultado, o cão não consegue mais digerir e absorver os alimentos.
Os primeiros sinais da doença são gases, perda de apetite, perda de peso e alteração nas fezes.
É diagnosticada com um simples exame de sangue e o tratamento também é simples: enzimas pancreáticas são adicionadas à comida do cão.
Com a supervisão adequada a maioria dos cães se recupera.
Alergias
Alguns pastores alemães sofrem de uma variedade de alergias, que vão desde alergias de contato a alergias alimentares.
Os sintomas de alergia em cães são semelhantes aos das pessoas. Se o seu pastor alemão está coçando, lambendo as patas ou esfregando muito o rosto, faça uma visita ao veterinário.